A educação para o uso da TV
digital interativa encontra sua expressão quando professores e alunos têm a
oportunidade de criar e desenvolver através dos meios suas próprias mensagens.
A expressão através da TV interativa, como estratégia motivadora e
desmistificadora, requer, portanto, não apenas decifrar a linguagem da
comunicação, mas sim servir-se dela. Ao se trabalhar com esta experiência,
alunos e professores podem perceber significativamente a construção da
realidade que todo conteúdo mediático comporta. Esta faceta expressiva é
fundamental para conseguir o objetivo de uma educação com os meios.
A TV digital abre as portas para
a construção do conhecimento, possibilitando e fomentando nos espectadores a
capacidade de produzir e analisar suas próprias mensagens. Utilizando a TV
desta forma, estaremos propiciando uma educação que promova uma intervenção
social e coletiva crítica imprescindível para uma formação de cidadania.
A televisão na sociedade atual,
segundo os teóricos críticos da escola, é vista como um agente socializador e
formador de opinião. O homem, no modelo tradicional de comunicação
(emissor-mensagem-receptor), torna-se objeto e a sua finalidade última é o
consumo. A introdução da interatividade na TV coloca em crise este modelo, já
que o receptor não será mais um receptor passivo, e sim um receptor ativo.
Educar através da nova televisão,
portanto, vai exigir que educadores e comunicadores afrontem três grandes
tarefas: a compreensão intelectual do meio, a leitura crítica de suas mensagens
e a capacitação para a utilização livre e criativa. E com isso abri novas
possibilidades para o grande desafio da educação que é educar para a cidadania.
Vemos que a TV é hoje um dos grandes aliados do educador, posto que possibilita tanto o professor como o aluno a refletir
sobre a sociedade atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário