sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PROINFO MÍDIAS FÓRUM 4


A educação para o uso da TV digital interativa encontra sua expressão quando professores e alunos têm a oportunidade de criar e desenvolver através dos meios suas próprias mensagens. A expressão através da TV interativa, como estratégia motivadora e desmistificadora, requer, portanto, não apenas decifrar a linguagem da comunicação, mas sim servir-se dela. Ao se trabalhar com esta experiência, alunos e professores podem perceber significativamente a construção da realidade que todo conteúdo mediático comporta. Esta faceta expressiva é fundamental para conseguir o objetivo de uma educação com os meios.
A TV digital abre as portas para a construção do conhecimento, possibilitando e fomentando nos espectadores a capacidade de produzir e analisar suas próprias mensagens. Utilizando a TV desta forma, estaremos propiciando uma educação que promova uma intervenção social e coletiva crítica imprescindível para uma formação de cidadania.
A televisão na sociedade atual, segundo os teóricos críticos da escola, é vista como um agente socializador e formador de opinião. O homem, no modelo tradicional de comunicação (emissor-mensagem-receptor), torna-se objeto e a sua finalidade última é o consumo. A introdução da interatividade na TV coloca em crise este modelo, já que o receptor não será mais um receptor passivo, e sim um receptor ativo.
Educar através da nova televisão, portanto, vai exigir que educadores e comunicadores afrontem três grandes tarefas: a compreensão intelectual do meio, a leitura crítica de suas mensagens e a capacitação para a utilização livre e criativa. E com isso abri novas possibilidades para o grande desafio da educação que é educar para a cidadania. Vemos que a TV é hoje um dos grandes aliados do educador, posto que possibilita  tanto o professor como o aluno a refletir sobre a sociedade atual.



 ALIXANDRINA RODRIGUES

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