sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

´MIDIAS: - Linguagem Televisiva


TEMA: HIGIENE BUCAL
ROTEIRO: DE VÍDEO
CENA 1: SALA DE AULA

É manhã do dia 20 de  julho. A professora entra na sala de aula e pede aos alunos que façam um breve comentário sobre o que eles sabem sobre a higiene bucal e diz:
- Preciso que todos vocês cite nome de produtos e objetos que fazem parte da higiene bucal .
Depois de uns cinco minutos, um aluno saltou da cadeira e exclamou:
- É isso. É isso hoje iremos falar da saúde de nossa boca!
Levantou-se da cadeira e saiu em direção a professora para mostrar os seus dentinhos.
- Faltam  três dentinhos em minha boca,mas não foi por falta de escovar.

CENA 2: SALA DA BIBLIOTECA DA ESCOLA – MANHÃ
- Vamos todos juntos pesquisar sobre a higiene bucal.
Todos os alunos empolgados na biblioteca com a ajuda da bibliotecária, usam dicionários ilustrados sobre alguns cuidados com a higiene bucal.
Atenção crianças, diz a professora:
- Vocês agora vão fazer um mural com recortes de revistas para apresentar esses cuidados!
Começam a montar o mural com empolgação
- Quem já realizou a tarefa?
As crianças mostram os seus trabalhos e faz os comentários sobre cada mural:
 - Eu mostrei como ficam os dentes de quem não cuida deles.
- Por quê,Juliana?
- Meu irmão tem us dentinhos que ficaram pretinhos eu acho que foi porque ele na cuidou deles.
- Então agora vamos nos direciona ao laboratório de informática para juntos assistir ao vídeo
“Saúde Bucal - Ser Saudável”: UM VÍDEO PARA REFLEXÃO que mostra como se inicial o problema da cárie causada pela falta de cuidados com os dentes e quais cuidados devemos tomar para não estragar os dentes.
Após a exibição do vídeo a professora apresentou o projeto para a turma e agradou muito. Nesse momento foram tomados pela ansiedade, que uma das características da para a cárie é a falta de escovação.

CENA 3: SALÃO DE REUNIÕES
Todas as crianças ficaram comportadas, pois estavam ansiosas pela novidade que era a apresentação de fantoches sobre a higiene bucal.

TEATRO DE FANTOCHE : HIGIENE BUCAL
- Nós, professoras do 2º ano organizamos uma pequena apresentação com fantoches para que vocês possam observar e aprender a escovar os dentes de forma descontraída e prazerosa.
Observe a fala dos personagens e a mensagem  que eles estão deixando  para vocês.
DENTE ESTRAGADO: - Olá garotada, sou um dente que adora comer doces, chupar pirulitos, chicletes e confeitos. Gosto de comer chocolate, tomar refrigerante, comer bolachas recheadas e muitas outras coisas gostosas como essas e depois eu vou dormir.
- humm, agora nesse momento eu estou me deliciando com esse pirulito, humm que gostoso!.
- Ai, hum que dor. (sai de cena)
CÁRIE:  - Olá, criançada, eu sou a cárie. Eu adoro sujeira, gosto muito daqueles dentes que ficam sujos, daquelas crianças que não gostam de escovar os dentes a cada refeição, ou seja, depois do almoço, do jantar e quando vai dormir. E ainda, deixo você criança com bastante dor de dente, como ele aqui.
DENTE ESTRAGADO: - Ai vai ser o jeito eu procurar um dentista para cuidar dessa cárie e acabar com essa dor. Ai, ai.
DENTISTA: - Oi criançada, vocês sabem quem eu sou?
É isso mesmo, sou o dentista que cuida do belo sorriso das pessoas, cuido para que os dentes fiquem branquinhos e sem nenhuma cárie e assim vocês não vão sentir dor de dente, não é verdade?
- Agora vou examinar esse nosso amigo, ah! Você está com cárie, você escova os dentes todos os dias e a cada vez que almoça, janta e depois que come coisas doces?
DENTE ESTRAGADO: - Não eu confesso que eu detesto a escova e o creme dental. Não gosto deles não doutor.
DENTISTA: - Olhe eu vou tirar essa cárie e vou te dar uma escova, um creme dental e um fio dental pra você, e você vai me prometer que de agora em diante vai escovar os dentes todos os dias e usar o fio dental porque ele tira aquele resto de comida que fica entre um dente e outro e que a escova não alcança.
- Agora vou mostrar para vocês um dente que faz a escovação correta.
DENTINHO BRANCO: - Olá garotada! Veja, eu sou um dente que gosta de se cuidar, escovo meus dentes todos os dias e uso o fio dental após as refeições e não gosto muito de tá chupando chicletes, confeitos, bolachas recheadas, como uma vez ou outra. Sou muito diferente daquele outro dente, vocês perceberam? Ele é amarelado e eu sou branquinho, ele já cuidou até de uma cárie e eu nunca tive cárie, ele sentiu dor de dente e eu nunca senti, gosto muito de me cuidar!
- então criançada, façam como eu, evitem comer coisas doces, tomar muito refrigerantes e outras coisas, não esqueçam de escovar os dentes todos os dias e usar o fio dental para completar a limpeza de seus dentes, inclusive após as refeições e quando forem dormir, certo?

CENA 4 – NO ESCOVODROMO DA ESCOLA:
- Todos os alunos recebem escovas e realizam a escovação de acordo com o que foi apresentado.
- Então, crianças vocês aprenderam qual a importância de se ter uma boa escovação?
 Todos respondem:
- sim, e agora iremos cuidar mais de nossos dentinhos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário