terça-feira, 9 de outubro de 2012

PROJETO FINAL DO MÓDULO - PLI


ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
CURSO A DISTÂNCIA “ FORMAÇÃO PELA ESCOLA”
MÓDULO: COMPETENCIAS BÁSICAS





             
              PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO:  Conservação e devolução.

                











                    COMPONENTES
1.  Alixandrina Rodrigues da Fonseca neta
                                                 2. Maria Luciene Gomes de Paiva
                                            3.  Maria Poliana da Costa Alves
                                            Tutora: Clédina Mafaldo de A. Fernandes.














1.               INTRODUÇÃO:

O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD prevê que a durabilidade dos livros seja de três anos. O livro será repassado ao aluno para uso, durante o período letivo, a título de cessão temporária, sendo que o aluno, pai ou responsável se obriga a devolvê-lo ao final de cada ano letivo. Para que esta durabilidade se efetive ressalta-se a necessidade, por meio da direção, da coordenação e dos professores, do desenvolvimento de ações que estimulem a conservação e a devolução, conscientizando e envolvendo alunos, pais e comunidade escolar para garantir que os livros sejam conservados e assim possam ser devolvidos em bom estado no final do ano letivo e para que não haja falta de livros nos anos seguintes para os alunos que precisarão utilizá-los.

2.            SUJEITOS:
·                Aluno do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA;
·                Professores de escolas do município das esferas estaduais e municipais;
·                Gestores;
·                Membros da Comunidade escolar;
·                Secretária Municipal de Educação
·                 Pais e comunidade;
·                Representantes da comunidade.

3.            SITUAÇÃO PROBLEMA:

Após pesquisa com os envolvidos diretamente na utilização dos Livros disponibilizados pelo (PNLD )- observou-se que ainda há resistência quanto à conservação e devolução dos livros utilizados. Seja quanto ao livro didático, dicionários, livros de literatura ou periódicos. É importante ressaltar que a maioria das respostas converge para a dificuldade em conscientizar os alunos de que o uso do livro não desobriga da responsabilidade em conservar o material que será de propriedade coletiva. Portanto, mesmo que haja a distribuição pelo MEC e a qualidade do material cuidadosamente escolhido pelos professores é preciso tomar medidas para que estes livros sejam utilizados durante os três anos conforme proposta do Programa. Diante deste problema surgem indagações que precisam ser respondidas:
_ Como cuidar do Livro Didático para que tenha possibilide de uso durante 3 anos?
_ O que fazer para que tenha garantia da devolução do livro didático ao final do ano letivo em perfeito estado de conservação?


4.         OBJETIVOS:

Geral:
v      Reconhecer o livro didático como um bem público, que deve ser conservado e devolvido ao final do ano letivo, bem como, quando o aluno for transferido de uma escola para outra, possibilitando o seu uso posteriormente para outros educandos.

Específicos:

ü  Mostrar toda a comunidade escolar o valor do livro didático, indispensável à compreensão das semelhanças e diferenças, permanências e transformações no modo de vida social, cultural, política e econômica de sua região, de sua comunidade.

ü  Definir o dia da entrega e encanamento do livro didático.
ü  Definir o dia da devolução do livro didático.
ü  Apontar os livros didáticos que não foram usados de forma adequada.
ü  Nomear uma equipe de pais, professores e alunos, voluntários para restaurar pequenos danos dos livros didáticos.
ü  Organizar ações que possibilitem a devolução do livro didático

5.            PROPOSTA DE SOLUÇÃO:
Ao fazermos o estudo do módulo PLI percebemos que em nosso Município a conservação e devolução do livro didático na maioria das vezes é dificultosa, precisam ser mais acompanhado, dessa forma propomos a realização de campanha de devolução com trabalhos diversificados , pois sabemos que hoje tem sido um grande aliado do professor, uma vez que ajuda a desenvolver a capacidade de leitura e intepretação e necessita cada vez mais da atuação e participação de todos para que sejam esclarecidas dúvidas sobre o funcionamento e compreender a importância de devolver e conservar os mesmo para que assim outros alunos sejam beneficiados, posto que os mesmos tem uma durabilidade de três anos.. Para isso, buscamos realizar uma apresentação à Comunidade do que venha a ser o PLI; através de relatos orais, enfocando a importância da participação da comunidade local,dos pais para o seu melhor funcionamento e ainda realização de Palestras com os envolvidos, para juntos debater sobre o tema: PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO:  Conservação e devolução.

6.            ESTRATÉGIAS:

   * Palestra para pais e alunos sobre o PNLD;
   * Campanhas de devolução do livro através de cartazes;
   * Gincana com premiação para a sala com maior número de livros bem conservados;
   * Divulgação das Propagandas do Governo sobre a conservação dos livros;
    * Apresentação de Teatros sobre a conservação dos livros com a participação de todas as turmas;
   * Assinatura de Termo de Responsabilidade pelos pais e alunos quanto à conservação do livro didático;



7.            AVALIAÇÃO:
Avaliar critérios como participação ativa, envolvimento nas atividades sugeridas, o impacto provocado na Escola e na comunidade. Também será muito importante observar a evolução gradativa e constante do crescimento intelectual e pessoal dos alunos e o senso de responsabilidade quanto ao uso racional do livro didático e o impacto das ações desenvolvidas para conscientização no início do ano letivo.


8.            CONCLUSÃO:

A realização das atividades contidas aqui são importantes  para que a escola possa desenvolver ações voltadas, não só para os aspectos intelectuais e pedagógicos, mas também de formação de cidadania que beneficiam o aluno. Este tornar-se-á consciente de seus direitos e de seus deveres enquanto cidadão.

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