quinta-feira, 16 de agosto de 2012

FORMAÇÃO PELA ESCOLA -PLI



RESPOSTAS DO MÓDULO - PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO -(PLI)

UNIDADE  1

A) Escreva os nomes dos programas que integram os programas do livro, identificados pelas siglas abaixo:

PNLD:    Programa Nacional do Livro Didático     

PNBE:       Programa Nacional Biblioteca da Escola
  

B) De que maneira cidadania e gestão democrática estão espelhadas nos programas do livro?

Resposta:
Tanto a cidadania quanto a Gestão Democrática
colaboram com o professor na escolha de melhores livros, pois são os docentes
que conhecem o contexto escolar. Sendo assim, a participação de todos os
envolvidos no processo ensino e aprendizagem indica que a cidadania e Gestão
Democrática estão presentes nesse processo.
E ainda, o professor em conjunto com a equipe gestora trabalha na
perspectiva de diagnosticar as necessidades da sala de aula, para promover
diferentes oportunidades com o Programa do Livro. Assim como a cidadania
pressupõe correspondência entre direitos e deveres do Estado e dos cidadãos, os
programas do livro também pressupõem direitos e deveres. 

C) Converse com parentes, amigos e vizinhos, inclusive crianças estudantes, sobre os programas do livro, para verificar os conhecimentos que eles têm a respeito do tema, se atuam de alguma forma em prol dos programas e em que grau o fazem. Escreva suas percepções no quadro abaixo.
Resposta:
Ao fazer uma análise sobre o conhecimento que as pessoas tem acerca do Programa do Livro (PLI) podemos perceber que a maioria delas não tinham conhecimento do que vinha a ser o Programa do Livro, mas reconhecem a importância da utilização desse material em sala de aula. Percebem que os alunos deveriam ter cuidado com esse material que é tão caro para o bolso dos pais e a escola pública fornece gratuitamente.

UNIDADE 2

2) Como você entende a evolução dos programas, principalmente com relação à qualidade e à abrangência?

Resposta:
Inicialmente o Instituto Nacional do
Livro(INL) foi criado com a função de legitimar o livro didático nacional e
incrementar a sua produção. Durante o Estado Novo – governo implantado por Getúlio Vargas, a partir
de 1937, e marcado pela centralização política –, mais precisamente em 1945,
foi estabelecida uma legislação (Decreto-lei nº 8.460, de 26 de dezembro de
1945) para que, além do controle da distribuição, houvesse também o controle da
produção e da importação do livro. Agora podemos
notar que o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem a concepção de
distribuição tendo como tônica a melhoria da qualidade do ensino, assim como a
formação de leitores.


3) Chiquinha, filha de dona Ana, é estudante da 3ªsérie (4º ano) e se transferiu para uma escola pública de ensino fundamental, inaugurada há pouco mais de um mês, próxima de sua casa. Qual não foi a surpresa de dona Ana quando a filha chegou em casa com uma lista de livros didáticos que precisaria comprar. A compra dos livros era um custo com que ela não tinha como arcar! Como você pode ajudar dona Ana?
Resposta:
Em primeiro lugar notificar que a escola será atendida pela
reserva técnica disponível nas secretarias de educação estaduais e municipais, porém
para que isso aconteça é necessário o cadastramento imediato da unidade de
ensino no censo escolar. Depois acessar o site do inep, escolher a opção
cadastramento dinâmico e registrar a escola recém-criada a qualquer momento.
Com essa iniciativa os pais dos alunos desta escola não mais surpresa e nem com
que se preocupar.


4) Faça uma pesquisa em uma escola da sua comunidade sobre o processo de escolha do livro didático. Compare os procedimentos dessa escola com o que está estabelecido nesta unidade.
Resposta:

O processo da escolha dos livros didáticos é feito em
um único dia, onde os mesmos são avaliados pelos professores, de acordo com o
processo que tomamos conhecimento.
Não há uma preocupação pelos professores em fazer uma analise prévia, bem como
uma leitura do guia para saber os pontos fracos e fortes de cada obra, mas há
um comprometimento da escola/professores em fazer avaliação dos livros
utilizados durante o ano letivo, para a próxima escolha; quanto a 2ª opção a
análise é mais rápida, pois acreditam que quase sempre é enviado a 1ª opção.
Com isso percebemos que o processo de escolha do livro ainda precisa ser
repensada, posto que de acordo com os estudo da unidade vimos que é de suma
importância que o professor tome conhecimento das obras antes do dia da
escolha, pois em um único dia não é possível realizar uma análise satisfatória
de todos os livros, daí o problema de muitos professores não utilizarem os
livros didáticos por achar ruim e desvinculados da realidade de nossos alunos.

5) Escolha uma escola, visite a biblioteca e veja de que forma os dicionários são utilizados pelos professores e alunos. Descreva seus levantamentos e, principalmente, anote os problemas que porventura você identifique, bem como sugestões para solucioná-los.
Resposta:
PNLD - Dicionários - Visitando abiblioteca da Escola Municipal Camila de Léllis, verificamos que a escola possui um pequeno acervo de dicionários - tipos ilustrados para a fase de alfabetização e o dicionário para o uso de alunos que já dominam a leitura. Sua
quantidade é insuficiente para atender aos alunos da escola. Os dicionários do tipo 1 (fase de alfabetização) estão distribuídos em prateleiras que estão colocadas na altura dos alunos, para que eles possam manusear os livros diretamente.
            No tipo que os alunos já dominam a leitura, os professores das séries iniciais do ensino Fundamental e ode Língua portuguesa levam os dicionários (para os alunos que já dominam a escrita) para pesquisa em sala de aula. Há, também, atividades que são desenvolvidas própria biblioteca, que contribuem para a formação do leitor. Quanto à conservação das obras, na medida do possível, os dicionários estão em bom estado, revelando que o seu desgaste é por conta do manuseio. Como sugestão diria que fosse feito um trabalho com o professor para independente da disciplina que leciona para que
os alunos fizessem quinzenalmente uso do dicionário permitindo aos mesmos um momento de leitura e conhecimento de novos vocábulos.

6- . Pesquise em escolas próximas ao local onde você atua se há alunos deficientes visuais. Verifique também se esses alunos têm livros em Braille. Caso os tenham, observe e relate abaixo como é feito o trabalho de leitura. Se não os tiverem, elabore uma solicitação para serem distribuídos livros em Braille àquela escola. Não deixe de identificar as instâncias competentes para as quais você encaminharia esse pedido.

RESPOSTA
A Escola pesquisada, não recebe alunos com deficiência visual, tem apenas alguns poucos alunos com problema de baixa visão O trabalho de leitura com esses alunos é realizado de acordo com sua fase de aprendizagem, da mesma forma como com os alunos videntes. Para ampliar o processo de leitura utiliza-se também os livros paradidáticos, mas vale salientar que na biblioteca da escola não há paradidáticos em Braile, no entanto na biblioteca municipal há um pequeno acervo de paradidáticos em Braile, muito embora não tenha pessoas habilitadas para ensinar o método Braile.


7 - Converse com três professores, de três escolas diferentes, e peça que cada um lhe conte como é o programa PNBE em sua escola. Se preferir, aproveite para entrevistar seus colegas de curso que sejam professores. Anote as informações levantadas e faça comentários, tendo como base a importância desse programa para que os professores tenham a chance de ler outras obras, além dos livros didáticos, e oferecer a seus alunos, desse modo, mais conhecimentos.

RESPOSTA
A professora entrevistada leciona na 5º série do ensino fundamental I na Escola Municipal Camila de Léllis e na Escola Municipal Francisco Gomes Pinto no Ensino Fundamental II. A primeira escola citada, tem uma biblioteca, a qual conta com clássicos da Literatura Brasileira, livros infanto-juvenis, materiais de apoio aos professores e alunos, entre outros e os alunos fazem visitas constantes a biblioteca para ler livros desse acervo. Já na segunda escola mencionada, apesar de haver uma biblioteca com este mesmo acervo, esses materiais paradidáticos destinados às bibliotecas, assim como os de outros programas, não são muito utilizados pelos alunos e professores. Em ambas as escolas, a professora atribui grande importância ao programa. Na primeira, porque a comunidade escolar faz o incentivo a formação do hábito da leitura nos alunos e o acesso a cultura e a informação é promovido na maioria, exclusivamente pela escola. E na outra escola, porque apesar da "clientela" ser de alunos de níveis de ensino mais elevado, em dados momentos garante para que os alunos continuem intensificando o hábito da leitura e o acesso a informação. A professora também destacou, a necessidade de diversificar as fontes de informações utilizadas nas escolas, possibilitando o acesso a obras variadas, necessárias à formação de leitores, contemplada pelo PNBE.

UNIDADE 3
8) Escolha uma das duas propostas abaixo e descreva suas principais ideias no espaço disponível:
A)  Proponha uma campanha para que diretores, coordenadores, professores, alunos e pais se comprometam com a conservação e a devolução dos livros didáticos. Você poderá solicitar aos alunos que criem cartazes, escrevam peças teatrais, produzam vídeos, argumentando sobre a importância da conservação para a devolução. Poderá haver um concurso para avaliar os melhores trabalhos.

A- Campanha para conservação e devolução dos livros didáticos.

  Escolhi realizar uma campanha para a Valorização, Conservação e devolução dos livros, juntamente com a direção, coordenação e professores, a fim de conscientizar os alunos sobre a necessidade da conservação e da importância da devolução dos livros. Tendo uma proposta anual que constará de uma criação de blogs por série que deverão criar fóruns para discussões do tema nos blogs para divulgarem a importância da valorização e conservação dos livros e todos continuarão recolhendo material (fotos e depoimentos) para o seu enriquecimento. Neste sentido, os objetivos específicos serão: incentivar a participação de pais, alunos, educadores, comunidade na conservação e devolução dos livros e propor estratégias que facilitem a conservação desse tão valioso material didático.




9) Releia a unidade III e identifique as respectivas competências no que se refere aos órgãos ou às escolas. Verifique a interdependência das ações a serem realizadas por todos e por todas as instâncias.
:
Resposta
De acordo com os estudos realizados na unidade III, destacamos as seguintes competências e suas acões:
Federal- F.N.D.E.- reunir fundos para o desenvolvimento da educação nos vários
setores, entre eles o P.L.I.
Estadual-elaborar-legislar resoluções, cujos objetivos sejam: - disciplinar:
licitações, escolhas, distribuição, uso, devolução, conservação, remanejamento e
reserva técnica.
Viabilizar o censo para controlar gastos.
Depósito para reserva técnica-SISCORT.
Conscientizar-Diretores, Professores, pais e comunidade.
Monitorar distribuição.
Capacitar responsáveis pelos programas dos livros, articulando a escolha com a
proposta politico pedagógica.
Municipal- auxiliar distribuição para escolas rurais.
Contribuir para o remanejamento.
Propiciar condições de conservação e devolução dos livros.
Incentivar o uso do SISCORT.

Sobre os Programas do Livro resolva a palavra cruzada a seguir:
1. Autarquia, vinculada ao Mec, responsável pela execução dos programas do Livro.
2. Prejudica o aluno, os professores e a escola.
3. Sigla do sistema informatizado, instituído pelo FNDE, para facilitar o registro e controle do remanejamento de livros e distribuição da reserva técnica. Permite a consulta dos livros recebidos, devolvidos, das sobras e dos livros distribuídos no município ou estado.
4. Percentual de 3% dos livros distribuídos no estado, composto pelos dois títulos mais escolhidos em cada componente curricular e série que servirá para atender novas matrículas nas escolas públicas.
5. A aquisição dos livros didáticos é feita com base em seus dados.
6. Utilizada para a execução de algumas fases dos programas do livros, tais
como: inscrição, escolha e acompanhamento da reserva técnica.
7. Etapa de execução dos programas do livro, efetuada pelos Correios e Telégrafos, e garantida pelo Aviso de Recebimento, o que permite saber quando, onde e por quem os livros foram recebidos.
8. Período em que ocorre a aquisição dos livros didáticos a serem utilizados no ano letivo seguinte.
9. Por meio do Programa PNBE, recebe livros para ampliar o seu acervo.
10. Uma das conseqüências geradas pelo processo informatizado de escolha dos livros.
11. Etapa do processo de execução dos programas do livro realizada pelas editoras, que ao preencherem formulário específico, no sítio do FNDE, gerarão relação dos títulos das obras e dados sobre os autores.
12. Fornece um conjunto de informações gerenciais sobre os programas do livro, como o número de livros das reservas técnicas, sobras de livros, percentual de livros devolvidos, etc.
13. Funcionalidade do sistema que oferece a possibilidade de serem registradas informações como quantidade de matrículas, remanejamento e número de livros devolvidos.
14. Efetuam a escolha dos livros didáticos.
15. Etapa de execução dos programas do livro, realizada pelo professor, por meio da internet, que fundamenta o processo de aquisição das obras.
16. Necessários para acesso ao Siscort e são fornecidos pelo FNDE.
17. São entregues a todos os alunos de Educação Básica, das escolas públicas das três esferas de governo, com o objetivo de facilitar o aprendizado.
18. Mecanismo de notificação do professor a respeito da quantidade, do nome, da série, e da editora de cada título enviado pelo FNDE e recebido pela escola.
19. Efetuado pela sociedade, em relação aos programas do livro.
20. Ocorrem quando as sobras de livros, em determinadas escolas, serão enviadas a outras unidades de ensino, para solucionar problemas de falta dos mesmos.
RESPOSTA

1. FNDE;
2. Falta de livro didático;
3. SISCORT;
4. Reserva Técnica;
5. Censo Escolar;
6. Internet;
7. Distribuição;
8. Segundo Bimestre;
9. Biblioteca Escolar;
10. Redução dos Custos;
11. Inscrição;
12. Consultar;
13. Cadastrar;
14. Professores;
15. Escolha;
16. Login e Senha;
17. Livros Didáticos;
18. Carta Azul;
19. Controle Social;
20. Remanejamentos.


11- Pesquise, na escola em que você trabalha, ou na escola pública mais perto de você, sobre como o processo de modernização tecnológica facilitou, ou não, a relação entre as escolas e o FNDE. Escreva suas conclusões:

Resposta:

A Educação hoje avança significativamente e no que se refere a modernização tecnológica podemos perceber que tem se tornado uma necessidade para os educadores e gestores ter conhecimento desses avanços tecnológicos. Em conversas com a equipe gestora e com os professores da Escola Municipal Camila de Léllis sempre ressaltamos a importância desses recursos para nós, pois melhorou bastante o contato com o FNDE, uma vez que podemos via internet tomar conhecimento dos repasses desse orgão, as dificuldades encontradas na maioria das vezes é a falta de esclarecimento para se ter acesso ao Portal, no entanto isso é resultante do despreparo de alguns profissionais. Sabemos que o Programa do Livro Didático é um programa que auxulia e muito aos educadores e na hora da escolha muitos ainda não tem feito uma pré-seleção dos livros, o que poderia ter sido feito através da leitura das resenhas de cada livro no Portal do Mec o que consolidaria uma Gestão mais democrática.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Antonio vc tem o projeto para finalizar, se tiver me mande cooanapaula@gmail.com
      Desde já obrigada

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  2. Nossa Valeu bastante...Obrigada!!!!!!!!!!!!

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  3. Obrigada...tenho conseguido somente porque vc esta postando o seu.

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