quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

FORMAÇÃO PELA ESCOLA- COMPETÊNCIAS BÁSICAS

               UNIDADE 1 - Politicas publicas na área social
Atividade 1
A) Procure as palavras abaixo em dicionários e reescreva os significados com suas palavras:
-Sociedade: Grupo de indivíduos que vive em comunidade, exercendo atividades comuns ou defendem interesses comuns.
_ Governo: é um regime politico através do qual ocorre o domínio administrativo de um Estado e/ou Município.
Estado: é uma nação Politicamente organizada, na qual, o conjunto de poderes políticos se organizam. 


Atividade 2
A) Assinale com um X o (s) item(ns) relacionado(s) ao sentido da
expressão “políticas públicas”.
a. (x ) Atividades de um governo ao longo de seu mandato.
b. (  ) Promessas feitas em campanha eleitoral, mas que não
são cumpridas.
c. ( x) Medidas tomadas pela sociedade política para realizar
um projeto de sociedade.
d. (x ) Programas para solucionar problemas públicos.
e. (x ) Atos que o governo deixa de fazer.
f. ( x) Intenções que dirigem as ações de um governo.
g. (x ) Atendimentos às demandas  vindas da sociedade civil,
de grupos específicos.
h. (  ) Efeitos que as ações ou as não-ações do governo provocam na sociedade.
i. (  ) Propostas feitas pelo Legislativo para atender aos anseios de seus eleitores.
j. ( x)Decisões de governo que influenciam a vida de um conjunto de cidadãos.



B) Na sua opinião, o Estado (na figura do governo) age de maneira imparcial, sem atender a interesses de grupos, de setores privados? Justifique sua resposta.
 Não, pois ao assumir o controle do Estado o governo deve desenvolver projetos que visem a melhoria de todos e representem o interesse de vários grupos da sociedade, a fim de organizá-la.

C) O Estado (na figura do governo), para atender ao bem co­mum, desenvolve políticas públicas sociais que têm diferen­tes funções. Assinale com (R) as consideradas redistributivas e (C) as compensatórias:
a. (C ) Programa Universidade para Todos – ProUni.
b. ( C) Cotas para ingresso nas universidades.
c. ( R) Imposto de Renda.
d. ( C) Programa Bolsa Família.
    e.(R)Programa de Garantia de Renda Mínima, aprovado pelo Se­nado em 1991.

UNIDADE 2 – POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Atividade 3
Aponte as afirmativas que considera verdadeiras (V) e falsas (F), em relação à globalização e ao neoliberalismo.
Globalização
a. ( F ) Atinge a todos os países da mesma maneira.
b. ( V ) As informações chegam a todos com maior facilidade.
c. ( V) Alguns produtos que consumimos ou utilizamos são os mesmos no mundo todo.
d. ( F) A divisão entre países ricos e países pobres diminuiu.
e. ( F) Os costumes e os valores tornam-se os mesmos em qualquer parte do globo terrestre.
f. ( V) Os países estão cada vez mais interligados nos diferentes campos da vida.
g. ( F) Os trabalhadores têm aceitado a globalização de maneira positiva.
Neoliberalismo
a. ( F) Opõe-se às privatizações e à redução de gastos no campo dos serviços sociais.
b. ( F) Ideologia a favor da intervenção do Estado na condução da economia do país.
c. ( V) O mercado regula as relações entre os indivíduos.
d. ( V) Com a redução de gastos públicos e o aumento dos im­postos, pretende-se promover o investimento privado, in­centivando o crescimento da economia e a consequente diminuição do desemprego.

Atividade 4
A)    Procure na secretaria de educação do seu estado, do Distrito Federal ou do município o documento norteador da política educacional do órgão. Faça a leitura do documento, anote as prioridades definidas para a educação e as ações propostas e teça seus comentários. Observação: suas anotações nesta atividade serão muito úteis na realização da atividade final do módulo. Portanto, não as restrinja ao espaço aqui disponibili­zado, que pode não ser suficiente. Escreva numa folha à parte e guarde-a para utilizar no momento preciso.
O Plano Municipal de Educação foi elaborado em consonância com a Lei nº 10.172 de 9 de janeiro de 2001, que aprovou o Plano Nacional de Educação; bem como respeitando o art. 3º da LDB/96. O mesmo apresenta diversas propriedades das quais destacamos: a necessidade premente de atendimento ao educar para a formação integral do ser humano; ter a educação como meio transformador de toda e qualquer gestão política-administrativa compromissada, e etc.
As ações nele apresentadas primam pela organização do sistema Municipal de Ensino, regulamentando os atos legais que envolvem a Secretaria Municipal de Educação, e visando a dinamização do Sistema de Ensino, a promoção de eventos culturais, e o fortalecimento da atuação dos Conselhos Escolares, assim como a elaboração de propostas pedagógicas com base nas diretrizes que regem a Educação Nacional para o norteamento das atividades desenvolvidas nas modalidades de ensino oferecidas pelo Município.


B- Você concorda com o pensamento neoliberal de que a escola esta mal administrada e que ela não prepara os alunos para o mercado de trabalho?

Não, pois sabemos que a escola não deve se limitar em apenas preparar alunos para o mercado de trabalho, e sim alunos que saibam pensar, raciocinar, refletir, propor soluções sobre problemas e questões atuais, trabalhar e cooperar uns com os outros. A escola hoje favorece a formação de cidadãos, atuantes, críticos, participativos, conscientes de seu papel nas mudanças sociais do mundo em que vivemos. Como também preparar o aluno para o convívio com outros humanos, ensinando-os a arte da tolerância, dos limites sociais, do direito, das regras sociais de convivência, do princípio da hierarquia. Contrariando o que diz os neoliberalistas a escola hoje é capaz de se organizar e se adequar aos novos tempos. Sua gestão procura acompanhar os novos métodos introduzidos na empresa privada, que têm funcionado muito bem.

C - A reforma educacional trouxe avanços, por exemplo, universalização do acesso ao ensino fundamental, queda nas taxas do analfabetismo e expansão do ensino médio. No entanto, há aspectos muito críticos dessa reforma que precisam ser revisto e equacionados, como é o caso da melhoria da qualidade nos serviços de educação, da realização completa da descentralização, da valorização dos professores e do aporte de um volume maior de recursos para a área da educação. Com base nas afirmativas acima, reflita e responda:
Qual o caminho para superar esses problemas?

Acredito que um dos caminhos para a superação desses problemas é que os governantes do nosso país passem a investir mais na educação, dando prioridade a mesma, compatibilizando o sistema educativo de acordo com as exigências do mercado e da globalização da economia. Outro aspecto relevante é a valorização os profissionais da educação desde o salário até a sua formação profissional, posto que, a formação geral da qualidade dos alunos depende da qualificação dos professores. Mas, sabemos que na prática, as políticas salariais, carreiras e formação dos profissionais do magistério são incompatíveis com as intenções declaradas, imperando outra lógica, a economicista. Como também atribuir a real importância da autonomia escolar e a descentralização de poder, pois sendo assim todos se envolvem e assumem um papel na construção da escola, fortalecem sua identidade profissional, e da escola, criando vínculos mais estreitos com a comunidade, participando das decisões, etc.

17 comentários:

  1. excelente foi muito util gostaria de ter resposta da unidade3-financiamento da educação basica atividade5

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    1. OLÁ, QUE BOM QUE ESTÁ SENDO ÚTIL MINHAS POSTAGENS AGRADEÇO SUA VISITA E PEÇO QUE VOCÊ SE IDENTIFIQUE E ASSIM TROCAREMOS IDEIAS.
      ABRAÇOS..

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    2. Olá, talvez suas inteções sejam até boas, mas na minha opinião voce pode estar prejudicando as próximas turmas do curso. Pois se voce publicar as respostas das questões as pessoas que já não tem muito interesse em ler, não precisarão fazê lo, pois as respostas já estão todas prontas é só copiar.
      Acredito que para o bom funcionamento do curso é necessário estudos e como existe pessoas que querem tirar proveito de tudo irão aproveitar suas respostas sem nem ao menos ler o módulo.

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  2. Anjo luz assim vc tem sido para mim querida. Com suas postagem fica melhor de entender cada questão. Além disso a linguagem utilizada é melhor do que a do módulo.

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  3. foi muiito válido o q eu acabei de ler.abriu mais meus conhecimentos para o trabalho....

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  4. Querida

    como sua postagem me ajudou.Não entendo nada de politica pública.
    muito obrigada.
    bjos

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    1. Por isso tem os módulos, pra estudar e entender. Acredito que essa seja a inteção do curso. Estudo, dedicação, compromisso e responsabilidade.

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  5. Tic...... Deus te abençoe, você e sua familia. Você é dez...

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  6. Menina vc caiu do céu , estou sem tempo e ler o que vc postou tornou a atividade mais fácil de entender.Deus a abençoe mesmo!

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  7. Sou muito grata pelas suas publicações...me esclarece muitas dúvidas.
    É muita informação.vale a pena contar com pessoas como vc. Obrigada mesmo.

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  8. Oi amiga, excelente trabalho, me ajudou muito a esclarecer minhas dúvidas, agradeço a sua dedicação

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  9. Menina você foi maravilhosa...explicou tudo com uma clareza que eu não tive mais nenhuma dúvida.
    Parabéns e muito obrigada. Espero encontrar mais publicações suas.
    Um abraço
    Rosângela Aguiar

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  10. Ja tinha respondido quando me deparei com suas respostas, muito interessante.

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  11. Trabalho excelente.. Espero encontrar mais publicações sua.

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  12. Você me ajudou bastante no meu trabalho,pois mesmo com muito estudo e leituras sempre surgem dúvidas. Agora mesmo estava pesquisando mais sobre neoliberalismo e descobri o seu maravilhoso blog. Você deve ser uma pessoa maravilhosa e deve ser uma profissional de grande competência. obrigada pela ajuda.
    Gilmara

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